É necessário um esclarecimento: o autor destas linhas não é um fã incondiocionável do futebol alemão ou da sociedade alemã em especial (assim como não tem nada contra, exceptuando as palermices politicas). Perante isto, o facto de este post ter presente as únicas equipas que foram mencionadas em post's anteriores é uma total coincidência.
Quem conhece o ambiente no Estádio José Alvalade sabe que existe um conjunto de adeptos que são conhecidos pelo assobio fácil, geralmente virados para os miúdos lançados na primeira equipa. Célebres foram os assobios ao Nani antes da sua ida para o Manchester United, os contínuos ataques ao Rui Patrício que só recentemente se silenciaram, as embirrações com Carriço, etc. Um clube que tem como bandeira lançar jovens da sua formação é confrontado com o elementos da sua massa adepta que ao mínimo erro estão prontos a assobiar.
Imaginem então que o Sporting está nos últimos lugares, um jovem central é lançado durante uma época muito complicada por lesões de outros jogadores, os resultados não acontecem por vários factores, esse jovem tem 2 erros comprometedores que resultam em golos adversários resultando em derrotas. Não seria complicado perceber que o ambiente se tornaria insuportável para este jogador voltar.
Ainda bem que este é um cenário hipotético ao qual ninguém deseja, no entanto noutras paragens tal aconteceu.
Sexta feira, dia 20 de Fevereiro, um Stuttgart-Dortmund, dois históricos em dificuldades, um jovem defesa central de 18 anos (Baumgartl), que assumiu a titularidade há algumas semanas por lesão de colegas, tem um erro grave que directamente oferece um 3-1 que quase praticamente sentencia o jogo. Na jornada anterior o mesmo tinha acontecido.
Fim do jogo, derrota confirmada, queda para o último lugar da classificação. Jogadores corajosamente vão falar directamente com os adeptos ainda no estádio, entre os mesmos está Baumgartl. O resto...é uma lição de que é realmente ser adepto.
Caro El Nino,
ResponderEliminarInfelizmente adeptos destes em Portugal é muito raro, resta-nos esperar que os mesmos aprendam com os melhores, neste caso especifico com os do Estugarda.
Nem quero imaginar se fosse o Tobias a efetuar um erro desta magnitude frente ao Benfica em pleno estádio de Alvalade.
Ao Tobias era de esperar assobiadela até o homem ir à sua vida para outro lado qualquer.
Eliminar